Baleia-Fin É Registrada Pela Primeira Vez Encalhada No Litoral Paranaense

Uma baleia-fin (Balaenoptera physalus) encalhou sem vida em estado avançado de decomposição na última terça-feira (21), na praia grande da Ilha do Mel, em Paranaguá, no Paraná. A baleia de quase vinte metros era um macho adulto.

Foto: LEC/CEM/UFPR

Na última terça-feira (21), uma baleia-fin encalhou e foi encontrada já sem vida na Praia Grande da Ilha do Mel, em Paranaguá. Esta espécie está incluído na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Duas equipes do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, foram à Ilha nesta quarta-feira (22) para registrar o encalhe, coletar material biológico e avaliar o estado da carcaça. A baleia é um macho adulto, com aproximadamente 20 metros de comprimento, em estado avançado de decomposição.

A Baleia-fin é a segunda maior espécie de baleia existente no oceano, a primeira é a Baleia Azul. Essa Epécie é ameaçada de extinção e está envolvida no PAN/ICMBIO (Plano de Ação Nacional para Conservação de Especies Ameaçadas e Extinção)

Segundo a bióloga Camila Domit, é a primeira vez que uma baleia-fin é registrada encalhada no Paraná. Os encalhes de baleias no Litoral Paranaense neste ano foram mais frequentes do que em anos anteriores.

Este é um registro incrível para a nossa região e o trabalho da equipe que conduz a necropsia permitirá que os pesquisadores avaliem a condição de saúde e a possível causa da morte do animal”, ressalta a coordenadora do laboratório. Amostras biológicas serão enviadas para laboratórios parceiros para apoiar projetos de pesquisa direcionados a esta espécie de amplo interesse global.

Para destinar a carcaça do animal, devido a estrutura logística disponivel na ilha, a operação no atendimento do encalhe também mobilizou o IAT (Instituto Água e Terra) e 27 servidores da Prefeitura de Paranaguá. O Procedimento para enterrar a carcaça da baleia ocorre conforme o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná (PRAE (SEDEST/IAT/IBAMA).

Até o momento, já foram registrados 12 encalhes de baleias-jubarte, um de baleia-de-minke, um de baleia-sei e um debaleia-fin.

WRTVBr & Edilson Ales Sempre com VOCÊ!

Fonte: Paraná Portal.

Mais Lidas

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Série 4ªs…Em 4 Episódios…

Barrancos, Beira Rio, Meninos da Vila e Atlanta, vão disputar o titulo de Campeão do Pontalense série A 2023…

S.4/EPISÓDIO 1…
1º Jogo das Quartas de Final, BARRANCOS X VILA NOVA

Read More »
×

Olá!

Fale conosco pelo Whatsapp ou envie um email para: contato@wrtvbr.com.br

× Fale Conosco!