Boa Esperança do Iguaçu é a Única Cidade Paranaense Sem Registro de Óbito por Covid-19

Passado mais de um ano de pandemia, 51 cidades do Brasil não registraram mortes causadas pela Covid-19. No Paraná, Boa Esperança do Iguaçu é a única cidade dos 399 municípios, que não teve registro de morte causada pela doença que já fez mais de 500 mil vítimas, onde 29 mil são Paranaenses.

Passado mais de um ano de pandemia, 51 cidades do Brasil não registraram mortes causadas pela Covid-19. Segundo os dados divulgados pelo Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) até este último domingo dia 20, no Paraná, Boa Esperança do Iguaçu é a única cidade dos 399 municípios, que não teve registro de morte causada pela doença que já fez mais de 500 mil vítimas, onde 29 mil são Paranaenses.

Boa Esperança do Iguaçu é uma cidade com um pouco mais de 2,7 mil habitantes e de acordo com a Prefeitura, algumas medidas restritivas adotadas pela cidade têm ajudado a evitar o avanço da Covid-19. Desde que a pandemia iniciou, o município fechou a prainha de água doce que recebia centenas de visitantes, controlou a entrada das pessoas na cidade e mantém o comércio fechado aos domingos.

“A grande maioria foi de pessoas que foram para fora do município e que vieram de fora do município visitar familiares, que acabaram trazendo o vírus. Então, o fechamento da prainha nesse momento foi essencial. O fechamento do comércio por algumas vezes também trouxe um prejuízo, digamos assim, mas foi um prejuízo que trouxe resultado”, disse o prefeito, Givanildo Trumi.

Ainda segundo dados do município, 155 moradores foram infectados e desse total, apenas três pessoas precisam ser internadas. Dona Adélia foi uma das pessoas que precisou de internação. Ela contraiu o vírus em dezembro de 2020 e foram quase dois meses internada, onde 28 dias, precisou ficar entubada.

Apesar disso, Dona Adélia precisou passar por uma traqueostomia e por conta disso ainda não consegue falar, mas aguarda por uma cirurgia. Felizmente ela venceu a Covid-19 e já voltou a andar sozinha e se recupera a cada dia.

“A gente orou muito. A comunidade em geral ajudou bastante em oração, e somos gratos a isso. Mas a mãe voltar para casa foi um milagre”, disse a filha de Adélia, Lurdes de Campos.

Dona Adélia foi o único caso grave na cidade, outros dois moradores foram hospitalizados e se recuperaram em poucos dias. Ainda, de acordo com o médico que atende os casos da doença na cidade, Doutor Mário Ineco Júnior, tiveram ainda outros contaminados mas, com sintomas leves.

“Existem algumas cepas dos vírus. Algumas mais agressivas e outras menos. Eu acredito que, graças a Deus, aqui no município, a gente teve uma infestação com cepas menos agressivas”, relata Mário Ineco Júnior.

A Secretára de Saúde Jéssica Biavati, acrescenta ainda, que conseguiu conscientizar os idosos a se cuidarem desde o início da pandemia. 

“A gente não teve um alto índice de contaminação de pessoas com mais idade, pacientes idosos acima de 60 anos. Uma das justificativas também, que a gente observa que pode ter contrinuído também para não ter tido óbitos no município”, explicou.

Até o momento, metade da população da cidade foi vacinada contra a Covid-19.

WRTVBr & Edilson Ales Sempre com VOCÊ!

Fonte: G1 Paraná.

Mais Lidas

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Série 4ªs…Em 4 Episódios…

Barrancos, Beira Rio, Meninos da Vila e Atlanta, vão disputar o titulo de Campeão do Pontalense série A 2023…

S.4/EPISÓDIO 1…
1º Jogo das Quartas de Final, BARRANCOS X VILA NOVA

Read More »
×

Olá!

Fale conosco pelo Whatsapp ou envie um email para: contato@wrtvbr.com.br

× Fale Conosco!