ciclo da febre amarela no paraná, finaliza sem casos em humanos

A Sesa (Secretaria estadual da Saúde) divulgou hoje, quarta-feira (30) o Informe Epidemiológico da Febre Amarela que finaliza o ciclo anual do agravo no Paraná. O período monitorado foi de  1º de junho de 2020 a 30 de junho de 2021, encerrando sem confirmações de casos humanos.

A Sesa (Secretaria estadual da Saúde) divulgou hoje, quarta-feira (30) o Informe Epidemiológico da Febre Amarela que finaliza o ciclo anual do agravo no Paraná. O período monitorado foi de  1º de junho de 2020 a 30 de junho de 2021, encerrando sem

No total, foram 28 notificações em humanos, sendo 27 delas descartadas e apenas uma que segue em investigação.

O boletim regista ainda a confirmação de 17 epizootias no período, ou seja, a ocorrência de mortes de macacos infectados. Isso acontece quando o animal é picado pelo mosquito contaminado, transmissor da doença.

“Devemos ressaltar que, possivelmente, estes números podem ter sido afetados pela pandemia da Covid-19. Podem ter ocorrido mortes de macacos que tenham passado despercebidas pela população, que é quem aciona a Vigilância Ambiental dos municípios. É a partir daí que equipes técnicas atendem a ocorrência para coleta do material, investigação e posteriormente a confirmação ou não do óbito do macaco por febre amarela ou por outras causas”, disse Emanuelle Gemin Pouzato,  chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa.

Devemos lembrar em casos com este, a importância da vacinação contra a febre amarela no Paraná. O percentual de cobertura vacinal acumulado nas crianças menores de um ano no Paraná, de janeiro a maio de 2021, está em torno de 71,38%. A avaliação total desta vacinação será encerrada em dezembro deste ano. O Ministério da Saúde tem como meta 95% de cobertura vacinal nesta faixa etária.

Do mesmo modo, faremos em relação à Covid-19, ainda levará um tempo, mas somente com a vacinação conseguiremos ter um controle epidemiológico tal como fizemos com a Febre Amarela, Sarampo, Poliomielite, entre outras.

“A febre amarela é um agravo que possui como arma mais potente a vacinação. A vacina é extremamente eficaz, com taxa de eficiência superior a 95%”, acrescentou Emanuelle. A vacina da febre amarela está disponível na rede pública e a população deve procurar orientações para receber a dose nas unidades básicas de saúde.

WRTVBr & Edilson Ales Sempre com VOCÊ!

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde – Paraná.

Mais Lidas

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Série 4ªs…Em 4 Episódios…

Barrancos, Beira Rio, Meninos da Vila e Atlanta, vão disputar o titulo de Campeão do Pontalense série A 2023…

S.4/EPISÓDIO 1…
1º Jogo das Quartas de Final, BARRANCOS X VILA NOVA

Read More »
×

Olá!

Fale conosco pelo Whatsapp ou envie um email para: contato@wrtvbr.com.br

× Fale Conosco!