Clima Irregular Ocasiona Atraso no Plantio de Soja no Paraná

Praticamente, quase todo o Estado do Paraná sofre com a falta de chuvas, por esse motivo, não houve avanços significativos no plantio da soja, embora o prazo de autorização para essa atividade tenha começado em 13 de setembro. De acordo com o levantamento do Deral, já foram semeados 407 mil hectares até o momento, representando 7% do total da área estimada para a safra.

Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

O clima irregular, pelo segundo ano consecutivo, atrasou o plantio da soja no Paraná em 2021/22. Isso pode afetar a produção desta safra e de safras que futuramente ocuparão a mesma área. Os detalhes estão no Boletim de Conjuntura Agropecuária da semana de 24 a 30 de setembro. O documento foi elaborado por técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Praticamente, quase todo o Estado do Paraná sofre com a falta de chuvas, por esse motivo, não houve avanços significativos no plantio da soja, embora o prazo de autorização para essa atividade tenha começado em 13 de setembro. De acordo com o levantamento do Deral, já foram semeados 407 mil hectares até o momento, representando 7% do total da área estimada para a safra.

Se comparada com a safra de 2020/21, o volume é maior. No mesmo período do ano passado, quando a seca já castigava o Estado, apenas 154 mil hectares, ou 3% da área estimada, tinham recebido sementes. Embora o atual ritmo da safra esteja melhor, o atraso fica evidente quando se observa que no período 2018/19, no final de setembro, a área plantada beirava de 1 milhão de hectares.

Até o momento, as regiões que mais plantaram foram: Cascavel, com cerca de 177 mil hectares; Pato Branco (63 mil hectares); Toledo (48 mil); Francisco Beltrão (34 mil); e Campo Mourão, com quase 21 mil hectares.

A expectativa dos produtores que já plantaram, tanto os que ainda não plantaram, são de que as condições climáticas sejam mais homogêneas nas próximas semanas e que a umidade permita o plantio e o bom desenvolvimento da lavoura.

O plantio do milho de verão no Paraná, chegou até agora, a 262 mil hectares, isso corresponde a 62% da área total prevista para a safra. No ano passado, no mesmo período, o porcentual estava em 40% da estimativa da área. Do mesmo modo, acontece com a soja, a aceleração do plantio nas próximas semanas dependerá das condições do tempo.

O boletim ressalta ainda, a perspectiva de que o Valor Bruto de Produção do trigo paranaense supere R$ 5 bilhões em 2021, caso a produção esperada e o preço se mantenham. Em 2020, o VBP chegou a R$ 3,59 bilhões. Um terço da área já está colhida com expectativa de que, ao final, alcance 3,5 milhões de toneladas.

O documento preparado pelo Deral destaca também, o plantio de feijão das águas. Até o momento foram preenchidos 37% da extensão estimada, o que representa 52 mil hectares. Na grande maioria, a lavoura a campo apresenta condições boas.

Os produtores de batata já semearam em torno de 86% da área de 15 mil hectares prevista para a atual safra. O volume estimado é de 457,7 mil toneladas, recuo de 1% em relação à safra anterior. Os técnicos avaliam que 97% das lavouras estão em condições boas.

A falta de chuvas continua prejudicando os trabalhos de plantio e colheita da mandioca. Uma das regiões mais afetadas é o Noroeste, responsável por 65% dos 126 mil hectares previstos para cultivo no Estado. Devem ser produzidas 2,9 milhões de toneladas de raiz, o que representa recuo de 14% em relação à safra anterior.

O documento agropecuário faz um comparativo entre as importações e exportações de produtos lácteos, destacando que, de janeiro a agosto deste ano, as compras brasileiras alcançaram 92.068 toneladas, enquanto o País vendeu apenas 30% desse volume (28.024 toneladas). Mesmo assim, as exportações cresceram 37% em relação ao mesmo período de 2020.

WRTVBr & Edilson Ales Sempre com VOCÊ!

Fonte: Agência de Notícia do Paraná.

Mais Lidas

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Série 4ªs…Em 4 Episódios…

Barrancos, Beira Rio, Meninos da Vila e Atlanta, vão disputar o titulo de Campeão do Pontalense série A 2023…

S.4/EPISÓDIO 1…
1º Jogo das Quartas de Final, BARRANCOS X VILA NOVA

Read More »
×

Olá!

Fale conosco pelo Whatsapp ou envie um email para: contato@wrtvbr.com.br

× Fale Conosco!