Exposição Virtual dos Jogos da Integração do Idoso é Divulgado pelo Centro de Memória do Esporte do Paraná

Nesta sexta-feira (01), Dia Mundial do Idoso, o Centro de Memória do Esporte do Paraná, divulgou sua terceira exposição virtual, mostrando a história dos Jogos de Integração da Terceira Idade Paranaense, que teve início em 1995. A exposição, além dos registros dos jogos, homenageia três atletas do Estado: Takeo Tsumanuma, corredor dos 100 e 200m livres, Maria Luiza Pereira Passos, mesatenista paraolímpica, e José Candido Muricy, jogador de basquete.

Foto: Thiago/Esporte

Segundo Helio Wirbiski, Superintendente da Paraná Esporte, é de grande importância resgatar a memória do esporte paranaense como maneira de alavancar as práticas esportivas. “Pensando no público idoso, isso se torna ainda mais significativo”, afirmou. “Quando promovemos a difusão da história do esporte na terceira idade, incentivamos esse público a resgatar seu passado esportivo e oferecemos maneiras para que ele continue se mantendo ativo”.

Neste ano, as competições dos Jogos de Integração da Terceira Idade acontecerão entre os dias 18 e 23 de outubro, em Guaratuba e Pontal do Paraná, no Litoral, com mais de 10 atividades esportivas adaptadas para todos os participantes, com a supervisão de professores e enfermeiros.

Com o intuito de preservar, resguardar e resgatar a história do Esporte do Paraná, o Centro de Memória do Esporte Paranaense foi reaberto em 2019 com a exposição virtual “Os Craques da Bola”. Na ocasião, foram homenageados os ex-jogadores de futebol Aladim, Sicupira, Castro e Krüger (in memorian, representado por sua esposa Iraci Krüger).

A segunda exposição retrata ” Os 70 anos da Federação Paranaense de Tênis. ” Nela estão disponíveis os primeiros registros da criação da entidade, passando pelos principais atletas que escreveram essa história até os destaques da atualidade.

A ideia inicial do Centro de Memória era utilizar algum espaço do Ginásio do Tarumã para mostrar ao público a história do esporte paranaense por meio de troféus, medalhas, fotos, livros de coletânea, fotografias, livro dos jogos e mídias digitais, proporcionando aos visitantes um resgate e aproximação com a história do esporte do Paraná. Em virtude da pandemia as exposições se tornaram virtuais.

O projeto surgiu da necessidade em expor os acervos também de forma virtual, disponibilizando conteúdos digitalizados em diferentes formatos e suportes midiáticos, tornando-os mais acessíveis, e assim ampliando significativamente o alcance para o público. A organização desse espaço virtual permite que o material produzido na Superintendência do Esporte, juntamente com as entidades envolvidas, seja compartilhado com todos os públicos.

WRTVBr & Edilson Ales Sempre com VOCÊ!

Fonte: AEN

Mais Lidas

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Série 4ªs…Em 4 Episódios…

Barrancos, Beira Rio, Meninos da Vila e Atlanta, vão disputar o titulo de Campeão do Pontalense série A 2023…

S.4/EPISÓDIO 1…
1º Jogo das Quartas de Final, BARRANCOS X VILA NOVA

Read More »
×

Olá!

Fale conosco pelo Whatsapp ou envie um email para: contato@wrtvbr.com.br

× Fale Conosco!