qualidade de vida: hábitos saudáveis que vão te ajudar a trabalhar melhor

O trabalho não deve ser um fardo para ninguém. Atividades diárias estressantes podem levar a transtornos de humor, como depressão ou ansiedade. Além de doenças físicas, como insônia, hipertensão, etc.

Foto: Getty Images.

Além de reduzir as doenças ocupacionais, ter uma sensação de felicidade também pode torná-lo mais dedicado ao trabalho e aumentar a produtividade. De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o auxílio-doença para transtornos de ansiedade aumentou 17% em 4 anos. Além disso, mais de 75.000 brasileiros foram diagnosticados com depressão e foram retirados do mercado de trabalho.

Para evitar que isso aconteça, você pode adotar alguns hábitos básicos de saúde para melhorar suas condições de vida, melhorando assim sua vida no ambiente profissional, tornando seu trabalho melhor e mais feliz. Aqui estão alguns deles.

1- Dormir bem e ter sono de qualidade

Dormir mal é um dos principais problemas relatados por pessoas que não estão satisfeitas com seu trabalho. O sono insuficiente ou falta de sono é extremamente prejudicial à saúde. Pesquisas científicas mostram que ficar acordado a noite toda pode afetar nossa atenção, enfraquecer o sistema imunológico, perder o controle das emoções, problemas de memória e aumentar o risco de derrame, além de obesidade, câncer e doenças cardíacas.

Valorizar uma boa qualidade de sono é ter uma vida útil melhor. Desenvolva hábitos saudáveis ​​antes de ir para a cama. Tente ficar longe de dispositivos digitais algumas horas antes de ir para a cama, coma alimentos leves à noite e pratique mudar seu foco da meditação para um sono mais relaxado e melhor.

2- Pratique atividades físicas

Você pode estar cansado de ouvir que o exercício físico é importante. Na verdade, é um dos hábitos de saúde mais comuns. Isso não é à toa. Mover o corpo ajuda a melhorar a qualidade de vida. Ao mesmo tempo, pode prevenir doenças, causar felicidade e produzir liberação de adrenalina, levando você a outras atividades.

Para quem trabalha o dia todo, pode parecer impossível conciliar certos hábitos de exercício com hábitos diários, mas pode ser mais fácil do que parece. Mas uma boa caminhada na praia ao amanhecer, a sensação é indescritível.

3- Beba água

Parece simples, mas a maioria das pessoas não bebe a água necessária para a atividade física. Manter a hidratação necessária permite que o cérebro mantenha a produtividade e a vitalidade. Além disso, traz os seguintes benefícios: controlar a pressão arterial, prevenir cólicas, proteger o coração, melhorar a função intestinal, transporte de nutrientes, aumentar a resistência do corpo, absorver vitaminas, etc.

Dica: Tente colocar uma garrafa de água perto do ambiente de trabalho. Se você não está acostumado a beber água, ative um alarme a cada 1 hora para lembrá-lo ou use um aplicativo que ajude esse recurso.

4- Faça alongamentos durante o dia

Trabalhar na mesma função o dia todo, principalmente para quem precisa usar um computador todos os dias, pode causar sérios problemas físicos. Ficar sentado por várias horas pode causar obesidade, problemas nas costas e na circulação, dores musculares e fadiga. Com o tempo, tudo isso se acumula e causa desconforto e atrapalha o desempenho no trabalho.

Mexer os dedos, subir e descer escadas, levantar 5 minutos a cada 30 minutos sentado, mexer cintura, braços e pernas são exercícios de alongamento que você pode fazer todos os dias em um ambiente de trabalho para melhorar sua qualidade de vida.

5- Afaste-se de pessoas negativas

Em um ambiente de trabalho, é comum manter relacionamentos positivos com pessoas que não gostam muito. Mesmo nessas situações, muitas vezes ocorrem situações desconfortáveis, tornando o trabalho muito mais pesado do que deveria ser.

Relações ruins com colegas e chefes são a base de sua qualidade de trabalho e bem-estar ambiental. Tente falar com as pessoas sobre a situação negativa e encontre soluções para problemas óbvios. Se isso não for possível, não há nada de errado em ficar longe de pessoas que não vão lhe dar uma boa impressão.

6- Faça pausas regulares

Quando falamos sobre hábitos saudáveis, falamos também sobre foco. Mas ninguém consegue se concentrar em uma atividade, por isso leva muitas horas para dar bons frutos. O excesso de trabalho gerou até uma nova doença, a Síndrome de Burnout (esgotamento). Trabalhar muitas horas, tarefas desafiadoras, levar tarefas para casa e outras atitudes relacionadas ao trabalho podem ser muito prejudiciais à saúde.

Tente fazer pausas regulares e planejadas durante sua rotina de trabalho para limpar sua mente, esclarecer suas idéias e distraí-lo de suas tarefas. Deixe ir para realizar todas as tarefas em um curto espaço de tempo e sob pressão de todas as partes. Para obter resultados de alta qualidade, não apenas quantitativos, cuide-se.

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