Prepare-se para a onda de frio mais intensa do século

Meteorologistas alertam que Brasil pode ter frio mais intenso do século, com neve e sensação térmica de até -25ºC.

A chegada de uma grande massa de ar frio de origem polar vai invadir o Brasil na próxima semana. Isso é o que os especialistas alertam, este evento tem potencial para ser um dos mais intensos deste século.

O “Corredor Polar está aberto”, ou seja, o padrão atmosférico é propício para novas incursões de ar polar de forte intensidade agora no final do mês de julho e também para os próximos dois meses, com risco de frio intenso e tardio, até mesmo durante primavera. 

Os Modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicam de forma sistemática,  que será uma erupção de ar gelado muito intensa, mais forte que a de junho e a desta semana.  O alerta é para a possível chegada de uma onda polar de excepcional força com magnitude raramente vista na história recente.

Para os especialistas, não resta dúvida de que será uma onda de frio intensa, mas faltando ainda quatro dias para a sua chegada existem pontos em aberto como sua intensidade definitiva, o alcance do ar gelado no território brasileiro, e a possibilidade de neve, sua extensão e eventual acumulação e quantidade.

Estes cenários devem ficar mais claros ao longo deste fim de semana e na segunda-feira com a maior proximidade do evento.

O que mais chama a atenção são os indicadores que apresentam valores muito baixos no nível de 850 hPa não apenas no momento inicial do ar frio, por um ou dois dias como costuma ocorrer, mas por vários dias seguidos. Em outras palavras, isso representaria um período extremamente frio com mínimas e máximas muito baixas mais prolongado que o normal. Há dados, inclusive, sinalizando que o ar polar pode ser mais intenso na sexta-feira.

DIAS EXTREMAMENTE FRIOS

As massas de ar polares previstas pelos modelos, são tão fortes que terão temperaturas médias diárias extremamente baixas (calculadas com base nos valores mínimo e máximo) por muitos dias consecutivos. O período de quarta a sábado da próxima semana deve ser o mais frio, e o ponto alto da tarde com temperatura muito baixa.

Além disso, em certos dias, a presença de nuvens fará com que a temperatura em algumas cidades com altitudes mais elevadas fique abaixo de zero durante todo o dia, enquanto atinge o máximo em terreno negativo. Nas áreas de alta altitude do sul do Brasil, a temperatura mínima também pode ser anormalmente baixa, atingindo um máximo de menos 10 ° C ou até menos.

Por exemplo, o modelo canadense indica que a temperatura mais baixa no ponto mais alto no sul do Brasil no próximo fim de semana será de -10 ° C a -12 ° C, mas valores tão baixos quanto -3 ° C ou -4 ° C indicam áreas com altitudes mais baixas, como Alegre Perto do porto, é improvável.

De acordo com a experiência, dias com temperatura de 850 hPa de -5ºC a -6ºC costumam apresentar ventos e rajadas moderadas. Portanto, a sensação de calor neste evento frio será muito relevante. Como esperado, devido ao vento e às temperaturas anormalmente baixas, muitas cidades no centro-sul do Brasil têm sensações térmicas muito baixas.

Nas áreas de altitude do Rio Grande do Sul e Sul do Brasil, o valor da sensação térmica (usando a mais moderna fórmula do Serviço Nacional de Meteorologia) pode atingir a marca do evento polar tão baixo quanto -10ºC a -20ºC. No topo do Morro da Igreja em Santa Catarina, 1.800 metros acima do nível do mar, a sensação térmica pode estar entre -20ºC e -25ºC.

Esses são valores perigosos e podem até causar congelamento (ulceração) da pele e dos tecidos inferiores de partes expostas do corpo, como dedos. 

Portanto, é extremamente necessário que autoridades locais reforcem com urgência as medidas de assistência à população socialmente vulnerável, especialmente diante do crescimento da população sem teto vivendo em situação de rua, uma vez que o frio terá intensidade para causar hipotermia e morte em pessoas desabrigadas.

GEADA

Em princípio, o vento e as nuvens devem evitar geadas generalizadas no centro e sul do Brasil por vários dias. As previsões de geada na maioria dos lugares terminam no pico da onda de frio, já no próximo fim de semana.

A geada atingirá partes do Mato Grosso Sul e São Paulo, além dos três estados do sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Por exemplo, é o que aponta o modelo canadense. Por se tratar de um evento que ocorrerá em 7 ou 8 dias, a previsão de geada de hoje é preliminar e a situação ainda é incerta.

Considerando a perspectiva de vento e frio abaixo de zero em muitos lugares, uma das preocupações da MetSul neste incidente é o alto risco da chamada “geada negra”. Não é a forma tradicional de geada que branqueia a paisagem e congela carros e tetos. Este é um fenômeno no qual os vegetais morrem por congelamento.

NEVE

De acordo com os dados de hoje, existe uma grande probabilidade de neve nas áreas de maior altitude do sul do Brasil. No entanto, cinco dias antes do início do evento frio, a previsão de queda de neve mudará drasticamente, e o conteúdo delineado está longe de ser certo.

Hoje, com base em modelagem numérica e análise de eventos passados ​​com características semelhantes, os cenários apresentados indicam a possibilidade de precipitação excessiva de inverno (neve em flocos, chuva congelante e / ou tristeza) nos pontos mais altos no sul do Brasil (acima de 800 metros acima do nível do mar), probabilidade média a alta em áreas de média altitude (400 a 700 metros) e áreas de baixa altitude (400 metros ao nível do mar) no Rio Grande do Sul e várias regiões do sul.

Diante de uma situação que ainda está muito aberta e pode sofrer grandes mudanças nos próximos dias, qualquer consideração de um possível aumento temporário de participações não está totalmente fundamentada.

O que chama a atenção é que alguns desses modelos indicam que pode nevar três ou quatro dias consecutivos no sul do Brasil. Este será mais um evento raro, pois tivemos a primeira nevasca no sul do país por três dias consecutivos durante a recente onda de frio de junho, desde a grande onda de frio de julho de 2000. Uma nova série de três dias, uma da perspectiva da climatologia, é a primeira vez em 20 anos no mês passado.

WRTVBr & Edilson Ales Sempre com VOCÊ!

Fonte: MetSul.

Mais Lidas

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Série 4ªs…Em 4 Episódios…

Barrancos, Beira Rio, Meninos da Vila e Atlanta, vão disputar o titulo de Campeão do Pontalense série A 2023…

S.4/EPISÓDIO 1…
1º Jogo das Quartas de Final, BARRANCOS X VILA NOVA

Read More »
×

Olá!

Fale conosco pelo Whatsapp ou envie um email para: contato@wrtvbr.com.br

× Fale Conosco!