Segundo Registros Milhares de Brasileiros tomaram Vacina Vencida Contra Covid

Segundo registros oficiais do Ministério da Saúde, cerca de 26 mil doses da Vacina AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios.

Segundo registros oficiais do Ministério da Saúde, cerca de 26 mil doses da Vacina AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios.

A cidade que é campeã no uso das vacinas vencidas é Maringá (PR). A cidade paranaense vacinou  3.536 pessoas com o imunizante da AstraZeneca fora da validade e todos na 1ª dose.

Logo após, aparecem Belém (PA) com 2.673, São Paulo (SP) com 996, Nilópolis (RJ) com 852 e Salvador (BA) com 824. Outras cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas.

Além disso, outras 114 mil doses da Vacina AstraZeneca distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram e ainda não se sabe se já foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

A AstraZeneca é a vacina mais aplicada no Brasil e corresponde à 57% das doses aplicadas neste ano. Todos os imunizantes com a data de validade expirada, integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. 

As vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo governo federal para todos os estados do país antes do vencimento. De 3,9 milhões de doses, cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo.

Na carteira individual de vacinação pode ser feita a conferência do lote da vacina aplicada e quem recebeu a dose desses lotes do imunizante fora do prazo de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid, quem tomou a vacina vencida, na prática, é como se a pessoa não tivesse sido vacinada e deve se revacinar pelo menos 28 dias após ter recebido a dose.

O Plano define que cada pessoa seja identificada com o lote da vacina recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada. 

O DataSus (Sistema de Informações do Ministério da Saúde), também identifica todas as pessoas imunizadas com um código individual, que aponta também, informações sobre idade, grupo prioritário, data da imunização e lote da vacina. 

Paraná e Pará têm a maior quantidade de registros de doses vencidas. Em Maringá e Belém, quase todas as doses foram ministradas de 22 de abril a 11 de maio.  A capital do Pará também registrou 27 doses aplicadas após o vencimento e é identificada como “CTMAV501”, que veio de Opas e expirou em 30 de abril. 

São Paulo foram 3.648 unidades de oito lotes vencidos da AstraZeneca ministrados e 1.820 delas do mesmo lote indiano “4120Z005”. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou  cerca de 4 mil doses ministradas após o prazo de validade. Já a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Belém informou que nenhuma dose da vacina foi aplicada na cidade.

“Entretanto, é possível que tenha havido erros nos registros, especialmente nas primeiras etapas da campanha de vacinação em massa, quando as anotações eram feitas manualmente em fichas de papel e posteriormente digitadas”. Afirma por e-mail.

No Paraná, A Secretaria Estadual de Saúde, informou que há um problema de integração dos dados entre os municípios e o sistema federal, “um erro de leitura da data de exportação do dado”.

Vale ressaltar também que o Ministério da Saúde afirmou que monitora rigorosamente a validade de todas as vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas e que a dose entregue nas centrais estaduais deve ser enviada pelo governo do estado ao município imediatamente. Os gestores locais do SUS devem seguir rigorosamente as diretrizes do Ministério da Saúde, armazená-los corretamente, monitorar a eficácia dos frascos e aplicar as dosagens.

WRTVBr & Edilson Ales Sempre com VOCÊ!

Fonte: Folha UOL.

Mais Lidas

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Pontalense Semifinais 2023 Série A

Série 4ªs…Em 4 Episódios…

Barrancos, Beira Rio, Meninos da Vila e Atlanta, vão disputar o titulo de Campeão do Pontalense série A 2023…

S.4/EPISÓDIO 1…
1º Jogo das Quartas de Final, BARRANCOS X VILA NOVA

Read More »
×

Olá!

Fale conosco pelo Whatsapp ou envie um email para: contato@wrtvbr.com.br

× Fale Conosco!